A Argentina buscou revanche na edição original de 2015 em que perdeu o título de campeão para o Chile nos penais e o título da equipe chilena pode ultrapassá-lo em países como Paraguai e Peru (2 cada) e na Colômbia e combinar Bolívia. Não pode ser dito que o combinado que agora a Argentina irá mostrar uma pedigree particular, na competição. Além disso, 25 partidas no torneio contra a Argentina, não ganhou em 19 derrotas e 6 empates. E, no entanto, a sua segunda final contra a Argentina, no domingo, tem toda a pompa de um clássico que pode durar ao longo do tempo.
Chile não tem Messi. Ninguém, exceto Argentina, tem um Messi, mas o time do Chile é tão pegajoso como flexível. Quando Messi dribla, assistências ou atirar, sacudir a equipe, mas o Chile começa a funcionar quando o campo é tão grande para seus inimigos tão pequeno para os chilenos. O novo clássico é desigual por toda parte. Mas tem todo o ar de grande clássico.
Chile x Argentina foi o grande jogo da final da Copa América Centenário 2016 deste domingo (26/06) às 19:00 (horário peruano) no Estádio MetLife em Nova York (EUA).
Leo Messi fez sua renúncia para não jogar mais pela Argentina depois de cair em sua quarta final com a albiceleste e não ganhou nenhum título com a equipa sénior em 11 anos de internacionalidade público. Depois de perder a segunda final da Copa América em 2 anos, tanto contra o Chile e multas, o jogador do Barcelona decidiu não jogar mais com a equipe nacional.
Com uma equipe liderada por Alfio Basile, e com Messi como estrela de brotamento (tinha estreado 2 anos antes), a Argentina foi o melhor time do torneio, reuniu seu grupo ficando 9 pontos e chegou à final com 2 surras nos quartos e no semifinais (4-0 para 0-3 para o Peru e México). O Brasil, com uma equipe mais limitada durante todo o torneio sofreu menos na decisão Messi e infligiu a sua pior derrota em uma final: 3-0.
Após 7 anos de constante Messi para o seu desempenho com a crítica selecção (como em Barcelona deslumbrado como o melhor jogador do mundo), Argentina veio na ponta dos pés até o final da Copa do Mundo no Brasil, graças a dois 1-0 (contra a Suíça e Bélgica) e sanções (contra a Holanda) nas 3 eliminatórias anteriores. Alemanha, proveniente da revisão histórica na semifinal contra o Brasil (1-7) mostrou que era melhor equipa do que dirigir Sabella e conseguiu a vitória com um gol de Mario Götze na prorrogação.
1 ano após a Copa do Mundo e Tata Martino no banco, Argentina provou ser um dos melhores da equipe na Copa América realizada no Chile. Ele sofreu nas quartas de final contra a Colômbia, varreu semifinais contra o Paraguai e falhou na final contra os anfitriões, Chile, com Jorge Sampaoli no banco elevou a combinação perfeita para neutralizar um poderoso Argentina. "Sabíamos que eles eram melhores nas áreas, por isso tentámos não jogar nessas áreas", disse ele após o jogo o treinador do Chile. Depois de 120 minutos sem gols em penalidades Messi marcou o primeiro, mas falhas Higuain e Banega condenaram a Albiceleste.
Grande torneio que foi a terceira em 3 anos e terço final para a Argentina liderada por Messi, que se reuniu novamente no Chile com o jogo do título, desta vez em território neutro. Mais uma vez o jogo terminou sem gols. Depois de um grande jogo, desta vez Messi não poderia mesmo marcar seu penalty decisivo no tiroteio, Argentina perdeu outra final, o último com Messi como capitão.
. FIFA ACEITOU ADIAR ELIMIN...
. SANTOS VENCE DELFÍN E SEG...
. Caso Ronaldinho: ex-jogad...
. Santos vence Mirassol na ...
. Justiça do Paraguai decid...
. SANTOS VENCE DEFENSA ARGE...
. TV GLOBO TRANSMITE JOGOS ...
. FLAMENGO ENFRENTA CLUBE D...
. FLAMENGO VENCE INDEPENDIE...